AS NOSSAS VINHAS
A Família Azevedo possui varias propriedades na região do Baixo Corgo nas freguesias de Folhadela e Ermida na região demarcada do Douro.
São no 7 hectares plantados com as melhores castas do Douro em 10 parcelas das quais destacamos a Quinta do Ribeiro das Vinhas, mas também a Rapada, o Quintal do Meio, as Fontainhas e a Vinha de Santa Luzia, vinhas velhas de castas tradicionais que estão plantadas nos antigos e tradicionais socalcos xistosos organizadas em talhões mono-casta ou castas mistas, erguidas com os tradicionais esteios em pedra de xisto.
Na Quinta do Ribeiro das Vinhas, adquirida pela família em 1989, podemos encontrar uma variedade de castas selecionadas organizadas em talhões mono-casta que permite uma seleção cuidada na colheita, a sua posição geográfica a sudoeste de baixa altitude, é favorável ao desenvolvimento de uma maturação lenta dada a ausência de grandes amplitudes térmicas durante o verão, obtendo-se uvas saudáveis e de elevada qualidade, que permite obter vinhos de excelência.
AS NOSSAS CASTAS
Touriga Nacional
É uma casta nobre e muito apreciada em Portugal, de pele grossa, rica em matéria corante, ajuda a obter cores intensas e profundas. A abundância dos aromas primários é uma das imagens de marca da casta, apresentando-se simultaneamente floral e frutada, sempre intensa e explosiva. Pouco produtiva, é capaz de produzir vinhos equilibrados, com boas graduações alcoólicas e excelente capacidade de envelhecimento.
Tinta Barroca
É uma das castas mais plantadas no Douro, é uma casta generosa no grau alcoólico, que consegue combinar teores de açúcar generosos. Convive mal com os excessos de calor e stress hídrico, pacificando com facilidade em sobre maturações súbitas. Regular na produção, dá origem a vinhos bem compostos de cor, macios mas rudes e rústicos, de elevado potencial alcoólico.
Touriga Franca
É a casta mais plantada na região do Douro, desenvolvendo-se num ciclo vegetativo longo, proporcionando vinhos ricos em cor. Graças à forte concentração de taninos, contribui para o bom envelhecimento dos lotes onde participa. Oferece fruta farta, proporcionando vinhos de corpo denso e estrutura firme mas, simultaneamente, elegantes. Por regra os vinhos sugerem notas florais de rosas, flores silvestres, amoras e esteva.
Tinta Roriz
É uma casta precoce, muito vigorosa e produtiva, facilmente adaptável a diferentes climas e solos. Se o seu vigor for controlado, oferece vinhos que concertam elegância e robustez, fruta farta e especiarias, num registo profundo e vivo. Prefere climas quentes e secos, temperados por solos argilo-calcários.
Tinta Amarela
A Tinta Amarela, é uma casta difícil, especialmente vigorosa, necessitando de refreio permanente e cuidados extremos no controle da produção. Caracteriza-se por ter cachos médios e muito compactos, que frutificam exemplarmente. Os vinhos são tendencialmente florais, mais vegetais quando a maturação é deficiente, ricos em cor e acidez, ligeiramente alcoólicos e com boas condições para envelhecer bem em garrafa.
Moreto
É uma casta vigorosa e produtiva, que se adapta facilmente às temperaturas elevadas e à forte insolação. Apresenta cachos de tamanho pequeno e bagos de tamanho médio e arredondados, oferecendo teores de açúcar baixos, com fraco grau potencial, vaga expressão aromática e pouca capacidade de guarda. Os vinhos produzidos com a casta Moreto são, por regra, reservados para apimentar lotes com as castas Tinta Roriz, e Tinta Amarela.